Wednesday, June 29, 2011

Falso apelo - Ronaldo Dinis miudo com leucemia

Já tinha ouvido contarem-me como, no Metro do Porto, andavam pessoas a apresentar um folheto a apelar à doação para um miúdo com leucemia.

O problema é que não davam o folheto, apenas o mostravam, e pediam-no de volta.

Entretanto, uma tia minha deparou-se com um jovem num semáforo, a apresentar o mesmo folheto, que aqui apresento. Assim que ela disse que não dava e que já tinha chamado a polícia, o rapaz pisgou-se rapidamente, e assim ela acabou por ficar com o papel.




Trata-se de uma história que tem corrido a Europa. Este link apresenta uma notícia de Itália, já de 2009, com a mesma história, em que inclusivamente contactaram a médica (Romena) que vem indicada no folheto, e que nada tem a ver com isto.

Não querendo parecer xenófobo, esta comunicação ficaria incompleta se não mencionasse que habitualmente os portadores destes folhetos são de etnia cigana romena.

Link para a notícia.

Sejam estrangeiros ou não, a verdade é que isto é uma exploração da pior espécie. É a degradação da vida humana. Utilizarem a bondade das pessoas para extorquir dinheiro baseado numa história falsa é muito grave.

No comments: