Monday, April 21, 2008

Danone causa problemas...

Hoje recebi também o seguinte e-mail sobre um iogurte líquido, líder de mercado:

"Assunto: FW: Saúde: ACTIMEL


ACTIMEL: A ter em grande atenção.

Algumas coisas interessantes sobre o ACTIMEL:
O ACTIMEL fornece ao organismo uma bactéria chamada L.CASEI. Esta substância é gerada normalmente por 98% dos organismos, mas quando é administrada externamente por um tempo prolongado, o corpo deixa de fabricar e 'esquece-se' que deve fazê-lo e como fazê-lo, sobretudo em pessoas menores de 14 anos.

Na realidade, surgiu como um medicamento para essas poucas pessoas que não a fabricam, mas esse universo era tão pequeno que o medicamento se tornou, não rentável; para o tornar rentável, foi vendida a sua patente a empresas do
sector alimentar.

A Secretaria Estado da Saúde (Espanha) obrigou a ACTIMEL (a serissima) a indicar na sua publicidade que o produto não deve ser consumido por um tempo prolongado; e cumpriram, no entanto de uma forma tão subtil que nenhum consumidor o percebe (p.ex. 'desafio actimel: tome durante 14 dias').

Se uma mãe decide completar a dieta com ACTIMEL, não recebe nenhum aviso sobre a sua inconveniência e não vê que pode estar a causar um dano importante ao futuro dos seus filhos ou ao seu devido às manipulações publicitarias da multinacional DANONE para incrementar os seus benefícios, sem se importar com a saúde dos consumidores.

Por favor, passe esta mensagem.

Ana Margarida Pereira
Laboratório de Bioquímica e Bioenergética ( 3.31)
Departamento de Química e Bioquímica (DQB)
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)
Campus Gambelas
Universidade do Algarve (UAlg)
Faro, Portugal"

Isto cheirou logo a falso!!! Pelo texto supostamente cuidado, pelas referências finais.

Bastou uma pesquisa rápida por "Actimel" no google para encontrar a resposta da própria Danone, existente no seu próprio site (www.danone.pt):

"DANONE PORTUGAL, SA
Informação falsa sobre ACTIMEL
A Danone Portugal tendo conhecimento de um e-mail que circula na Internet relativo ao seu produto Actimel vem por este meio atestar que se trata de uma informação totalmente falsa e sem qualquer fundamento.
Com o propósito de esclarecer o consumidor, passamos a transcrever os rumores transmitidos por esse e-mail e a demonstrar que os mesmos não têm qualquer fundamento.

“O Actimel fornece ao organismo uma bactéria chamada L. Casei” – Facto Verdadeiro.
L. casei. Imunitass é uma bactéria benéfica específica do Actimel que ajuda a reforçar as defesas naturais.

“Esta substância é gerada normalmente por 98% dos organismos,…” – Falso.
Nenhum organismo gera naturalmente bactérias. A sua incorporação é sempre externa, instalando-se no nosso corpo. São nossas hóspedes. Por tanto, nenhum organismo gera normalmente L Casei Imunitass.

“…,mas quando é administrada externamente por um tempo prolongado, o corpo deixa de fabricar e paulatinamente “esquece-se” que deve fazê-lo e como fazê-lo, sobretudo em pessoas menores de 14 anos.” – Falso.
Como indicado no ponto acima, L. casei imunitass é uma bactéria benéfica. Sendo
assim, o corpo humano nunca a “fabrica”. Mais, o consumo de Actimel em qualquer idade, como complemento de uma alimentação saudável, tem apenas efeitos benéficos, ajudando a reforçar as defesas naturais, como comprovam todos os estudos realizados.

“Na realidade, surgiu como um medicamento para essas poucas pessoas que não a fabricam…” – Falso.
Actimel surgiu do trabalho de inovação e investigação da Danone no domínio dos leites fermentados, e foi a própria empresa quem pilotou e desenvolveu o produto no seu centro de investigação e desenvolvimento.
O Actimel não é um medicamento mas sim um leite fermentado que contém, além das bactérias próprias do iogurte (Streptococus termophilus e Lactobacillus bulgaricus), uma bactéria benéfica: Lactobacillus casei imunitass, exclusiva da Danone.

“A Secretaria de Estado da Saúde (Espanha) obrigou a Actimel (a seríssima) a indicar na sua publicidade que o produto não deve ser consumido por um tempo prolongado…” – Falso.
Não existe nenhuma restrição para o consumo prolongado de Actimel. Nenhum organismo em Espanha obrigou a indicar qualquer limitação ao consumo de Actimel.
Por fim, resta acrescentar que desde o seu lançamento no mercado, em 1995, 34 estudos científicos demonstraram que o consumo de Actimel melhora e reforça os distintos parâmetros das defesas naturais do organismo, tendo apenas acções benéficas.

Para mais informações pode consultar o site www.actimel.pt ou contactar o nosso serviço de atendimento ao consumidor através do nosso e-mail danone.informa@danone.com ou através do número de telefone: 808297919
Lisboa, Maio de 2007
Serviço de Atendimento ao Consumidor
Danone Portugal, SA"

No comments: